PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE VALORES DE RADIAÇÃO SOLAR PREJUDICIAIS AO CULTIVO DO PEPINEIRO NA REGIÃO DO BAIXO VALE DO TAQUARI, RS
Resumo
Determinou-se a probabilidade de ocorrência de valores de radiação solar prejudiciais ao cultivo do pepineiro na região do Baixo Vale do Rio Taquari, Rio Grande do Sul. Foram utilizados os dados diários de radiação solar global registrados na estação meteorológica de Taquari (Latitude: 29°48' S, Longitude: 51°49' e Altitude: 75 m) no período de 1963-1999. Os limites de radiação solar global utilizados foram os valores iguais ou inferiores a 8,4, a 7,5 e a 6,3 MJ/m 2.dia, considerando-se o primeiro como limite tráfico para o crescimento e desenvolvimento do pepineiro e os demais como valores de intenso prejuízo. Os resultados mostraram que, principalmente do 2° decêndio de maio ao 3° decêndio de julho, a probabilidade de ocorrência de valores de radiação solar global prejudiciais ao crescimento e desenvolvimento do pepineiro é elevada. Neste períoklo, existe a probabilidade de ocorrência de até nove dias por decêndio com valores iguais ou inferiores a 8,4 e a 7,5 MJ/m 2.dia.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.