EFEITOS DE CULTURAS DE INVERNO E ROTAÇÕES SOBRE A SOJA CULTIVADA EM SISTEMA PLANTIO DIRETO
Resumo
Experimentos a campo foram conduzidos em Passo Fundo (1984/89) e em Coxilha (1996/97), RS, e em Guarapuava (1984/90 e 1990/94), PR, para estudar os efeitos de diferentes culturas antecessoras sobre o rendimento de grãos e sobre a estatura de plantas de soja, sob sistema plantio direto. Os experimentos consistiram em sete a oito sistemas de rotação de culturas. A soja foi semeada em sucessão à aveia branca rolada, à aveia branca, à cevada, à colza, ao linho e ao trigo. A soja foi cultivada em monocultivo e em rotação com milho ou milheto, no verão. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com quatro repetições. A soja cultivada após linho e após colza apresentou rendimento de grãos e estatura de plantas menores do que quando cultivada após cevada e após trigo. A soja cultivada em monocultura situou-se em posição intermediária para rendimento de grãos, entre a soja após cevada ou aveia branca e a soja após colza ou linho. A soja cultivada após cevada e após trigo pode ser incluída, sem prejuízo, nos diferentes sistemas de sucessão estudados. Plantas voluntárias de aveia branca emergidas juntamente com a cultura reduzem o rendimento de grãos e a estatura de planta de soja.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.