Caracterização da piscicultura na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Resumo
Uma das dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento da piscicultura é a falta de estudos sobre asadversidades da atividade, bem como de pesquisas que orientem a formulação de ações e de políticas públicas eprivadas para o setor. O presente trabalho caracteriza a piscicultura da região noroeste do Estado do Rio Grande doSul, visando auxiliar a implementação da atividade, orientar demandas de pesquisa e adequar procedimentos deassistência técnica. As informações foram obtidas por meio de questionário aplicado em 250 piscicultores, sendo asrespostas analisadas em tabelas de dupla entrada. Verificou-se que a maioria dos produtores não tem a pisciculturacomo atividade principal, predominando pequenos piscicultores que empregam tecnologia de forma reduzida. Acomercialização concentra-se na Semana Santa, encontrando-se pouco mercado em outros períodos do ano. Oprincipal problema identificado foi a falta de mercado consolidado para absorver a produção, o que tende a dificultara permanência dos produtores na atividade.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.