Rendimento da soja em sistemas de produção de grãos com pastagens anuais de inverno e de verão, sob plantio direto
Resumo
O presente estudo avaliou, durante oito safras, o efeito de sistemas de produção incluindo pastagens anuais de inverno e de verão sobre a estatura de plantas e o rendimento de grãos de soja. Os tratamentos foram constituídos por seis sistemas de produção mistos: sistema 1 (trigo/soja e pastagem de aveia preta + ervilhaca/ milho); sistema II (trigo/soja e pastagem de aveia preta + ervilhaca + azevém/milho); sistema III (trigo/soja e pasta- gem de aveia preta + ervilhaca/pastagem de milheto); sistema 1V (trigo/soja e pastagem de aveia preta + ervilhaca + azevém/pastagem de milheto); sistema V (trigo/soja, aveia branca/soja e pastagem de aveia preta + ervilhaca/ pastagem de milheto); e sistema VI (trigo/soja, aveia branca/soja e pastagem de aveia preta + ervilhaca + azevém/ pastagem de milheto). Os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso com quatro repetições. Soja cultivada após trigo, em todos os sistemas, VI, V, IV, I, 111 e II, apresentou rendimento de grãos mais elevado que soja após aveia branca. Entretanto, soja cultivada nos três últimos sistemas apresentou rendimento de grãos semelhante estatisticamente ao de soja cultivada após aveia branca, no sistema V. Por sua vez, soja cultivada após aveia branca, no sistema VI, não diferiu de soja cultivada após trigo, no sistema II.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.