Cochonilhas (Hemiptera, Sternorrhyncha, Coccoidea) associadas à plantas medicinais e aromáticas
Resumo
o levantamento das cochonilhas associadas à plantas medicinais e aromáticas foi realizado no horto da Fundação estadual de pesquisa agropecuária – FepaGro sede Viamão, rs. Foram examinadas 51 espécies de plantas sendo coletadas partes vegetativas para identificação e verificação da ocorrência de cochonilhas. Foram realizadas 12 amostragens aleatórias, com 13 (+ /- 3) plantas, entre abril de 2003 e fevereiro de 2005. a presença de cochonilhas ocorreu em 16 plantas. a maioria das cochonilhas foram da família diaspididae, seguidas por Coccidae, pseudococcidae, margarodidae e ortheziidae. Foram determinadas 10 espécies de diaspidídeos, dos quais oito com novos registros de hospedeiros no Brasil.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.