iência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente

Autores

  • Vera Regina dos Santos Wolff
  • Cristine Elise Pulz
  • Daniele Campos Silva
  • Cristiane Carvalho Paes
  • Carla Patrícia Severino Silva
  • Juliana Conte Zanotelli
  • Fernanda de Oliveira Andrade

Palavras-chave:

gavetas entomológicas didáticas, museu de ciências, educação ambiental.

Resumo

O Laboratório e museu de Entomologia Professor Ramiro Gomes Costa (mRGC), da fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (fEPAGRO) promoveu ações em parceria com professores e alunos de duas escolas de ensino médio, e alunos de cursos de ensino superior de ciências biológicas. Os princípios da ecologia profunda, a interdepen- dência, a reciclagem, a parceria, a flexibilidade e a diversidade foram trabalhados através do estudo dos insetos e do meio ambiente buscando conscientizar sobre a importância de todos os seres vivos. Foram oferecidos cursos e estágios no MRGC, com a participação de 46 professores e alunos do ensino médio e de cursos superior de biologia, possibili- tando experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula. Foram con- feccionadas 20 gavetas entomológicas didáticas no MRGC e nas escolas, apresentados 19 trabalhos em eventos cientí- ficos. Cerca de 3.000 alunos participaram de visitações ao MRGC e nas mostras de ciências das escolas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-20

Como Citar

WOLFF, Vera Regina dos Santos; PULZ, Cristine Elise; SILVA, Daniele Campos; PAES, Cristiane Carvalho; SILVA, Carla Patrícia Severino; ZANOTELLI, Juliana Conte; ANDRADE, Fernanda de Oliveira. iência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 77–80, 2009. Disponível em: https://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/article/view/210. Acesso em: 30 maio. 2025.

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.