iência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente

  • Vera Regina dos Santos Wolff
  • Cristine Elise Pulz
  • Daniele Campos Silva
  • Cristiane Carvalho Paes
  • Carla Patrícia Severino Silva
  • Juliana Conte Zanotelli
  • Fernanda de Oliveira Andrade
Palavras-chave: gavetas entomológicas didáticas, museu de ciências, educação ambiental.

Resumo

O Laboratório e museu de Entomologia Professor Ramiro Gomes Costa (mRGC), da fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (fEPAGRO) promoveu ações em parceria com professores e alunos de duas escolas de ensino médio, e alunos de cursos de ensino superior de ciências biológicas. Os princípios da ecologia profunda, a interdepen- dência, a reciclagem, a parceria, a flexibilidade e a diversidade foram trabalhados através do estudo dos insetos e do meio ambiente buscando conscientizar sobre a importância de todos os seres vivos. Foram oferecidos cursos e estágios no MRGC, com a participação de 46 professores e alunos do ensino médio e de cursos superior de biologia, possibili- tando experiências de aprendizagem diferentes daquelas tradicionalmente privilegiadas em sala de aula. Foram con- feccionadas 20 gavetas entomológicas didáticas no MRGC e nas escolas, apresentados 19 trabalhos em eventos cientí- ficos. Cerca de 3.000 alunos participaram de visitações ao MRGC e nas mostras de ciências das escolas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-08-20
Como Citar
WOLFF, V. R. DOS S.; PULZ, C. E.; SILVA, D. C.; PAES, C. C.; SILVA, C. P. S.; ZANOTELLI, J. C.; ANDRADE, F. DE O. iência na escola, os princípios da ecologia profunda através do estudo dos insetos e do meio ambiente. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 15, n. 1, p. 77-80, 20 ago. 2009.
Seção
Relato de Caso

Most read articles by the same author(s)