Avaliações físicas e tecnológicas de grãos de milho submetidos à secagem intermitente em três temperaturas do ar de secagem e posteriormente armazenado por nove meses
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade física e tecnológica de grãos de milho submetidos a se- cagem intermitente com diferentes temperaturas do ar e armazenados por nove meses, buscando-se reduzir perdas qualitativas e quantitativas destes grãos durante o período. Os grãos foram oriundos de lavoura experimental da Es- tação Experimental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e secos até umidade de aproximadamente 13 %, utilizando secagem intermitente com uso de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) em temperaturas de 60, 70 e 80 °C. Foram realizadas análises de umidade, peso volumétrico, peso de mil grãos e grãos sem defeitos, provenientes de amostragem realizada após a secagem, e, posteriormente, a cada três meses no armazenamento, até nove meses de armazenamento. As maiores perdas físicas e tecnológicas ocorreram a partir dos seis meses de armazenamento para todos os tratamentos estudados. A secagem intermitente de grãos de milho, em temperaturas do ar de 60, 70 e 80 °C, não causou danos mecânicos visíveis e qualitativos imediatos aos grãos de milho. As maiores perdas físicas durante os nove meses de armazenamento ocorreram nos grãos submetidos à secagem intermitente em temperatura de 60 °C, enquanto as menores perdas tecnológicas ocorreram na temperatura de 70 °C.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.