COEFICIENTES DE TRILHA, CORRELAÇÕES CANÓNICAS E DIVERGÊNCIA GENÉTICA: I. ENTRE CARACTERES PRIMÁRIOS E SECUNDÁRIOS DO RENDIMENTO DE GRÃOS EM GENÓTIPOS DE FEIJÃO PRETO (Phaseolus vulgaris L.)
Resumen
Vinte e cinco genótipos de feijão foram avaliados em Lages, Santa Catarina, através de sete caracteres de importância agronômica sobre a produção de grãos por unidade de área. O experimento, em blocos casualizados com três repetições, foi conduzido no período de safra (novembro a janeiro) no ano agrícola de 1995/96. Os objetivos do trabalho foram: I) estimar os efeitos diretos e indiretos entre os caracteres de importância agronômica, através da análise de trilha; 2) estimar a intensidade de associação entre os componentes primários e secundários do rendimento de grãos; 3) estimar a divergência genética de vinte e cinco genótipos de feijão preto, através da estatística de Mahalanobis. O primeiro grupo de variáveis (componentes primários) foi constituído pelo número de legumes por planta, número de grãos por legume e peso de mil grãos; o segundo grupo (componentes secundários), pelo número de dias entre a emergência e o florescimento, número de dias entre a emergência e a maturação de colheita, estatura de planta e comprimento do colmo para inserção do primeiro legume. Pela análise das correlações canônicas, ficou evidenciado a importância dos componentes secundários sobre os primários. Os resultados obtidos pela análise de trilha, revelaram a importância dos caracteres peso de mil grãos, número de legumes por planta e número de grãos por legume, uma vez que os mesmos apresentaram os maiores efeitos diretos e alta correlação fenotípica com o rendimento de grãos. A estatística de Mahalanobis possibilitou discriminar os genótipos de feijão preto quanto ao seu grau de similaridade genética. Ficou evidenciada ampla variabilidade genética para todos os caracteres avaliados, principalmente, para o ciclo vegetativo, número de legumes por planta e número de grãos por legumes, comparativamente. O emprego de genótipos distantes geneticamente em programas de melhoramento genético de feijão que utilizam a hibridação artificial para incrementar a variabilidade genética, não levaria ao estreitamento da base genética (erosão genética), já que tais genótipos possuem adequada variabilidade genética.
Descargas
Los autores declaran que el trabajo no ha sido publicado previamente, ni enviado simultáneamente para su publicación en otra revista y que están de acuerdo con la presentación, el contenido y la transferencia de los derechos de publicación del artículo en cuestión a la revista científica Pesquisa Agropecuária Ga´´ucha - PAG. Los autores asumen toda la responsabilidad por la originalidad del artículo y pueden incurrir en ellos por cualquier cargo que surja de reclamos de terceros en relación con la autoría del artículo. La reproducción completa de los artículos de la revista en otros medios electrónicos de uso gratuito está permitida bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.