EFICIÊNCIA DE MÉTODOS DE APLICAÇÃO DE INSETICIDAS NO CONTROLE DE Oryzophagus oryzae (COSTA LIMA, 1936) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE), NA CULTURA DO ARROZ IRRIGADO
Resumen
Oryzophagus oryzae, conhecido como gorgulho-aquático, é um dos insetos mais prejudiciais à cultura do arroz irrigado no Brasil, causando reduções de 10 a 30% na produtividade. 0 objetivo deste trabalho foi comparar a eficiência do tratamento de sementes, da pulverização foliar e do tratamento da água de irrigação do arroz, com inseticidas químicos, no controle do inseto. Utilizaram-se ingredientes ativos, formulações e doses apropriadas a cada método de aplicação. O tratamento de sementes com carbosulfan TS (300 g/100 kg) ou fipronil FS (50 e 75 g/100 kg) e a pulverização foliar com fipronil WDG (60 e 80g/ha) ou lambdacialotrina CE (10 g/ha), proporcionaram alta redução da população larval (92 a 99%) e evitaram perdas na produção de grãos (18 a 25%), em níveis significativamente iguais aos obtidos com o método de aplicação padrão, que consiste em distribuição de carbofuran G (750 g/ha) diretamente na água de irrigação. Fipronil G (60 e 80 g/ha), aplicado à água de irrigação, reduziu a população larval em nível (76 e 81%) significativamente inferior ao de carbofuran G. Concluiu-se que o tratamento de sementes e a pulverização foliar, dependendo do ingrediente ativo usado, são tão eficientes no controle de O. oryzae, quanto à aplicação de carbofuran granulado, diretamente na água de irrigação.
Descargas
Los autores declaran que el trabajo no ha sido publicado previamente, ni enviado simultáneamente para su publicación en otra revista y que están de acuerdo con la presentación, el contenido y la transferencia de los derechos de publicación del artículo en cuestión a la revista científica Pesquisa Agropecuária Ga´´ucha - PAG. Los autores asumen toda la responsabilidad por la originalidad del artículo y pueden incurrir en ellos por cualquier cargo que surja de reclamos de terceros en relación con la autoría del artículo. La reproducción completa de los artículos de la revista en otros medios electrónicos de uso gratuito está permitida bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.