Composição físico-química de erva-mate, antes e após simulação do chimarrão
Resumo
O chimarrão, produto da infusão das folhas de erva-mate faz parte dos costumes e dieta, principalmente, dos consumidores do sul do Brasil. Isso porque, a bebida apresenta características sensoriais particulares e pode trazer benefícios à saúde dos seus consumidores. Visando contribuir com informações sobre as características nutricionais da erva-mate, foram realizadas análises físico- químicas em diferentes amostras do produto antes e após simulação do chimarrão. Com a intenção de verificar a inocuidade física das ervas-mate analisadas, realizou-se também análise microscópica das amostras ao natural. Os resultados obtidos para a erva-mate após simulação do chimarrão demonstraram que as proteínas, minerais, lipídios, cafeína e açúcares contidos no produto, seriam ingeridos pelos consumidores da bebida em proporções que variaram de 4,44% a 87,21% dependendo do parâmetro avaliado. Por outro lado, a análise microscópica revelou fragmentos de insetos em 60% das amostras analisadas, implicando na necessidade de maior controle de qualidade durante beneficiamento e processamento da erva-mate.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.