PASTAGEM NATURAL MELHORADA PELA SOBRESSEMEADURA DE TREVO BRANCO E ADUBAÇÃO
Palavras-chave:
gramíneas naturais, leguminosas naturais, Eryngium spp., calcário, composição botânica, rendimento de matéria seca.Resumo
Na Estação Experimental da Faculdade de Agronomia, da UFRGS, localizada no município de Eldorado do Sul, RS, avaliou-se o efeito de tratamentos de adubação (com e sem N, P e K) e doses de calcário (zero, 1,5 e 3,0 t/ha) em um Plintossolo de textura arenosa, sobre o rendimento e composição botânica de uma pastagem natural sobressemeada com trevo branco ( Trifolisun repens L.). O clima da região é Cfa, de acordo com a classificação de Kõeppen. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas arranjadas em blocos casualizados, com três repetições. A adubação no primeiro ano constou de 22,5 kg/ha de N, 180 kg/ha de P205 e 120 kg/ha de K20. No segundo e terceiro ano foram aplicados 90 kg/ha de P 205 e 48kg/ha de K20. No quarto ano foram utilizados 24 kg/ha de N. 84 kg/ha de P 205 e 63 kg/ha de K20. A adubação com N, P e K promoveu aumento no rendimento de matéria seca e modificação na composição botânica da pastagem natural. Essas variáveis foram influenciadas pelo fator ano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.