RENDIMENTO DE GRÃOS DE MILHO E DE SORGO EM SISTEMAS DE ROTAÇÃO DE CULTURAS
Resumo
Estudos sobre sistemas de rotação envolvendo a cultura de milho são escassos, daí a importância desta pesquisa. Em experimento conduzido no período de 1987/88 a 1995/96, em Passo Fundo, RS, estudou- se o rendimento de grãos de milho e de sorgo cultivados em diferentes sistemas de rotação de culturas. Os sistemas foram assim constituídos: sistema I (trigo/soja ou trigo/soja e ervilhaca/milho ou sorgo); sistema II (trigo/soja, aveia preta ou aveia branca/soja e ervilhaca/milho ou sorgo); sistema III (trigo/soja, aveia branca/ soja, linho/soja e ervilhaca/milho ou trigo/soja, girassol ou aveia preta/soja, aveia branca/soja e ervilhaca/ milho ou sorgo); sistema IV (trigo/soja, trigo/soja, aveia preta ou aveia branca/soja e ervilhaca/milho ou sorgo); e sistema V (trigo/soja, trigo/soja, aveia branca/soja, linho/soja e ervilhaca/milho ou trigo/soja, trigo/ soja, girassol ou aveia preta/soja, aveia branca/soja e ervilhaca/milho ou sorgo). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições, e parcelas com área total de 30 m 2. Nas médias de 1987/88 a 1989/90, os sistemas III (7.547 kg ha') e V (7.739 kg ha') foram superiores para rendimento de grãos de milho, em relação aos sistemas II (6.923 kg ha-') e IV (6.890 kg hal). Nas médias de 1991/92 a 1992/93 e de 1994/95 a 1995/96, não houve diferenças significativas para rendimentos de grãos de milho e de sorgo nos sistemas estudados. Milho e sorgo podem ser cultivados em rotação de culturas com ervilhaca, trigo, soja e aveia branca sem prejuízos quanto ao rendimento de grãos.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.