Presença de coliformes e parâmetros físico-químicos de leite de cabra integral pasteurizado de um laticínio sob inspeção estadual, no Rio Grande do Sul

  • Fábio Leandro Maraschin
  • Andrea Trolier Pinto
  • Verônica Schmidt
Palavras-chave: leite caprino, leite pasteurizado, coliformes, parâmetros fisico-químicos.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi identificar a qualidade microbiológica e as características físico- químicas de 21 amostras de leite caprino integral pasteurizado em uma indústria de beneficiamento sob Inspeção Estadual. Determinou-se o número mais provável (NMP) de Coliformes Totais (CT) e Termotolerantes (CF), concen- tração de gordura, extrato seco desengordurado (ESD) e densidade. Verificou-se presença de CT em duas (9,5%) amostras (0,9 e 110 UFC/mL) e uma (4,76%) amostra com CF (2,1 UFC/mL).A contagem de mesófilos aeróbios variou de zero a 2,5 x 106 UFC/m L. Duas amostras (9,5%) apresentaram densidade (1,0342 e 1,0358) fora dos parâmetros estabelecidos na legislação e o ESD apresentou variabilidade verificando-se uma amostra (4,76%) com teor menor do que o previsto na legislação. Das 21 amostras de leite caprino pasteurizado analisadas, 14 (66,7%) foram consi- deradas próprias para consumo. Todas as amostras apresentaram teor de gordura acima de 3% sendo, assim, classificadas como leite integral. Verificaram-se 07 amostras impróprias para consumo por apresentarem valores diferentes daqueles estabelecidos na legislação especifica para leite caprino nos parâmetros CT e CF (1/7), mesófilos aeróbios (5/7), densidade (2/7) e ESD (1/7).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2004-12-30
Como Citar
MARASCHIN, F. L.; PINTO, A. T.; SCHMIDT, V. Presença de coliformes e parâmetros físico-químicos de leite de cabra integral pasteurizado de um laticínio sob inspeção estadual, no Rio Grande do Sul . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 10, n. 1/2, p. 73-77, 30 dez. 2004.