Avaliação da qualidade de seis marcas comerciais de carne bovina comercializadas em duas redes de supermercado no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul

  • Fabiana Mantese
  • Júlio Otávio Jardim Barcellos
  • Susana Cardoso
  • Grazine Tresoldi
Palavras-chave: maciez, grau de marmorização, gordura intramuscular, cor da carne

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade e a uniformidade das características de qualidade da carne bovina de seis marcas disponíveis em duas redes de supermercados em Porto Alegre, RS. A qualidade foi avaliada através da maciez, teor de gordura intramuscular, grau de marmorização, cor, pH, teor de umidade, temperatura no ponto de venda e período de estocagem refrigerada. De cada marca, analisaram-se dez amostras de contrafi lé (m. Longissimus dorsi), coletadas em diferentes lojas de cada rede. Não houve efeito dos fatores: grau de marmorização, pH, teor de umidade, temperatura no ponto de venda e período de estocagem refrigerada. A maciez da carne bovina comercializada em Porto Alegre foi classifi cada como intermediária (4,14 kg/ cm2), apresentando pouca uniformidade (CV= 28,5%), grande variação do conteúdo de gordura intramuscular (CV= 74,9%) e da cor (CV= 30,4%). O uso de marca não garante a uniformidade das características de qualidade da carne bovina comercializada em Porto Alegre, RS.

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Publicado
2005-12-20
Como Citar
MANTESE, F.; BARCELLOS, J. O. J.; CARDOSO, S.; TRESOLDI, G. Avaliação da qualidade de seis marcas comerciais de carne bovina comercializadas em duas redes de supermercado no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 11, n. 1/2, p. 95-101, 20 dez. 2005.

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