Qualidade fisiológica de sementes de murta (Blepharocalyx salicifolius (Kunth) O. Berg - Myrtaceae) durante armazenamento

  • Anaise Costa Calil
  • Cristina Leonhardt
  • Vanessa Savian Silva
  • Luana dos Santos Souza
Palavras-chave: qualidade das sementes, germinação, sementes florestais.

Resumo

A murta (Blepharocalyx salicifolius (Kunth) O. Berg, árvore de pequeno até grande porte é originária do Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Com o objetivo de verificar a qualidade fisiológica de lotes de sementes provenientes dos municípios de Gramado, Farroupilha e Barra do Ribeiro, RS, conduziu-se um experimento no Laboratório de Sementes do Jardim Botânico de Porto Alegre/Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul. As avaliações foram realizadas na coleta e a cada 30 dias durante quatro meses de armazenamento, através dos testes de germinação, emergência de plântulas em casa de vegetação e determinações de início e tempo médio de germinação e emergência de plântulas. As sementes procedentes de Barra do Ribeiro apresentaram qualidade superior às demais tanto na coleta quanto durante o armazenamento. Os lotes de sementes de Barra do Ribeiro e Farroupilha não apresentaram diferença significativa na viabilidade durante o período de armazenamento, indicando que sementes de B. salicifolius apresentam longevidade de, no mínimo, quatro meses em câmara fria.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
CALIL, A. C.; LEONHARDT, C.; SILVA, V. S.; SOUZA, L. DOS S. Qualidade fisiológica de sementes de murta (Blepharocalyx salicifolius (Kunth) O. Berg - Myrtaceae) durante armazenamento . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 14, n. 1, p. 47-52, 11.