Produtividade e qualidade físico-química de laranjas ‘Valência’ da região Norte do Rio Grande do Sul: mapeamento e correlação entre variáveis
Resumo
O objetivo deste estudo foi de realizar o mapeamento da produtividade e da qualidade físico-química dos frutos em pomar de laranja ‘Valência’, assim como avaliar as correlações entre essas variáveis, visando à agricultura de precisão. O estudo foi conduzido em pomar comercial de 0,82 ha. As coletas foram realizadas em uma malha amostral de 18 x 21 m, totalizando 29 pontos amostrais. Os parâmetros analisados foram: número de frutos, massa total de frutos, peso médio de frutos, volume de suco por planta, produtividade, rendimento de suco, diâmetro longitudinal e transversal dos frutos, formato do fruto, acidez total titulável, sólidos solúveis totais e ratio. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e análise de correlação linear de Pearson, sendo os resultados espacializados em mapas temáticos. A partir dos resultados pode-se concluir que o número de frutos, o volume de suco por planta, o peso total de frutos por planta e a produtividade apresentam elevada variabilidade de seus valores. O rendimento de suco, o volume de suco por planta e a produtividade são diretamente influenciadas pelo número de frutos por planta. O mapeamento da colheita proporcionou maior detalhamento da área produtiva, demonstrando a importância da utilização de ferramentas de agricultura de precisão em pomares comerciais.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.