RENDIMENTO MÁXIMO DO GIRASSOL COM BASE NA RADIAÇÃO SOLAR E TEMPERATURA: I. ABSORÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR FOTOSSINTETICAMENTE
Resumo
O desenvolvitnento e rendimento máximo (Ym) do girassol foram dimensionados e modelados com base natemperatura efetiva (graus-dia) e na radiação solar fotossinteticamente ativa absorvida acumulada (PARaa), em condições denão limitação hídrica no solo. Os experimentos foram realizados a campo no município de Taquari-RS, em duas estações decrescimento, 1991/92 e 1992/93. Os resultados mostraram que o índice de área foliar (IAF) pode ser estimado pela somatérmica efetiva e que a absorção da radiação solar fotossinteticamente ativa é estreitamente associada ao IAF e à estrutura davegetação, sintetizada no coeficiente de extinção (K).
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.