DIFERENÇAS EM NÍVEIS DE ANTICORPOS NEUTRALIZANTES CONTRA HERPESVIRUS BOVINOS TIPOS 1 (BHV-1) E 5 (BHV-5)
Resumo
Com o objetivo de comparar os anticorpos neutralizantes induzidos por infecções por herpesvírus bovinos, 508 soros bovinos foram testados pela prova de soroneutralização (SN) frente' aos Herpesvfrus Bovinos tipo 1 (511V-1) e tipo , 5 (BHV-5). Duzentos e quarenta e nove (49%) foram negativos para ambos os vírus, enquanto que 290 (57%) foram positivos para BHV-I e 288 (57%) foram positivos para BHV-5. No entanto, 41 (8%) dos soros positivos para BHV-1 foram negativos para anticorpos anti- BHV-5. Por outro lado, 39 (7,7%) dos soros positivos para BHV-5, foram negativos para BHV-1. Estes resultados indicam que, se a SN for utilizada com a finalidade de avaliar o status sorológico de infecções por BHV-1 e BHV- 5, os testes devem ser realizados frente aos dois tipos de vírus, uma vez que eles não induzem reatividade cruzada em todos os animais.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.