ANTICORPOS CONTRA O VÍRUS DA LEUCOSE BOVINA EM ANIMAIS DA RAÇA LEITEIRA IMPORTADOS DO URUGUAI
Resumo
O Vírus da Leucose Bovina (VLB) é o agente etiológico de infecção persistente em bovinos causando perdas econômicas para a pecuária. Estima-se que na pecuária leiteira as perdas podem atingir 10% da produção de leite. Bovinos infectados pelo VLB são fontes de disseminação da enfermidade no rebanho. A identificação de animais soropositivos é fundamental para programas de controle e erradicação desta doença. O objetivo do trabalho foi verificar a presença de anticorpos contra o VLB em bovinos da raça leiteira importados do Uruguai para propriedades do Rio Grande do Sul. Foram examinadas 692 amostras de soro bovino, utilizando-se a prova de imunodifusão em gel de ágar (IOGA), sendo de 15,60% o índice de positividade. Este resultado mostra que apesar do alerta feito pelos pesquisadores, as importações continuam desconsiderando, no caso da Leucose Bovina, o aspecto sanitário dos animais.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.