ALIMENTAÇÃO DA PIAVA, Leporbzus obtusidens (Characiformes, Anostomidae), NO LAGO GUAÍBA, PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Resumo
Este trabalho analisa a dieta e a sazonalidade alimentar de Leporinas obtusidens (piava), espécie de peixe de importância comercial no Lago Guaíba. Os indivíduos foram capturados no período de agosto de 1994 a agosto de 1995, com auxílio de redes de espera e espinhéis, em pontos variados no Guaíba. Foram analisados 187 estômagos quanto ao grau de repleção. Os itens alimentares de 68 exemplares com grau de repleção cheio ou parcialmente cheio foram analisados levando-se em conta a freqüência de ocorrência c um índice de importância alimentar. Restos vegetais e sedimentos foram os itens mais abundantes, caracterizando a espécie como herbívora- iliófaga. Bivalves, gastrópodes e larvas de insetos também foram registrados, porém em menor freqüência e abundância. O grande número de estômagos vazios (63.6%) pode indicar que a espécie everte o conteúdo do estômago quando submetida ao estresse da captura ou que apresenta um período de atividade alimentar diferente dos horários em que foram feitas as amostragens.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.