PROGRESSOS NA TOLER NCIA DE ALFAFA A SOLOS ÁCIDOS
Resumo
Esse trabalho teve por objetivo testar duas populações de alfafa, selecionadas para tolerância a acidez, comparando-as com a população original na qual se procedeu a seleção, em 5 níveis de pH. Uma das populações foi selecionada em solo ácido enquanto a outra foi selecionada em solução nutritiva. A avaliação da tolerância à acidez foi realizada através da medida da altura da parte aérea e do comprimento de raízes. Os resultados indicaram progressos na tolerância de alfafa a solos ácidos, tanto na avaliação da altura da parte aérea, quanto em termos de comprimento de raízes, em ambas as metodologias de seleção. Não ocorreu redução do potencial produtivo das populações melhoradas na ausência de alumínio no solo. A seleção em solução nutritiva foi tão eficiente quanto à seleção em solo para tolerância de alfafa à acidez. A correlação entre a altura da parte aérea e o comprimento de raízes foi positiva e significativa.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.