EFEITO DE RESÍDUOS DE PLANTAS JOVENS DE AVEIA PRETA EM COBERTURA DE SOLO NO CRESCIMENTO INICIAL DO MILHO

  • CLAYTON GIANI BORTOLINI
  • PAULO REGIS FERREIRA SILVA
  • GILBER ARGENTA
Palavras-chave: nitrogênio, tecido vegetal, velocidade de decomposição, resíduos vegetais, absorção de nitrogênio pelo milho, Avena strigosa.

Resumo

Com o objetivo de avaliar o efeito da adubação nitrogenada aplicada na aveia preta (Avena strigosa) e da quantidade de palha da mesma em cobertura de solo sobre o crescimento inicial de plantas de milho, realizou-se um experimento em casa-de-vegetação na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Os tratamentos constaram de três níveis de nitrogênio (0, 15 e 40 kg/ha) aplicados no início do afilhamento da aveia e de duas quantidades de palha de aveia (3 e 6 t/ha) como cobertura de solo para a cultura do milho. Um tratamento sem cobertura de solo foi incluído como testemunha. A adubação nitrogenada aplicada na aveia aumentou o seu rendimento de massa seca e a quantidade de nitrogênio absorvida por planta, reduzindo a relação carbono/nitrogênio da palha. A elevação da dose de nitrogênio aplicada na aveia preta e da quantidade de palha de aveia utilizada em cobertura de solo aumentou a altura, a produção de massa seca e a quantidade de nitrogênio absorvida por planta de milho. Nas variáveis analisadas no milho, os valores obtidos nos tratamentos que receberam palha de aveia em cobertura de solo foram superiores aos do tratamento testemunha (sem cobertura).

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2000-08-31
Como Citar
BORTOLINI, C. G.; SILVA, P. R. F.; ARGENTA, G. EFEITO DE RESÍDUOS DE PLANTAS JOVENS DE AVEIA PRETA EM COBERTURA DE SOLO NO CRESCIMENTO INICIAL DO MILHO . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 6, n. 1, p. 83-88, 31 ago. 2000.

Most read articles by the same author(s)