MÉTODO DE MELHORAMENTO POR DESCENDÊNCIA DE SEMENTE ÚNICA, PARA OBTENÇÃO DE LINHAGENS DE FEIJOEIRO RESISTENTES AO CRESTAMENTO BACTERIANO COMUM

  • JOAQUIM GERALDO CÁPRIO COSTA
  • CARLOS AGUSTÍN RAVA
  • EIKO MORI ANDRADE
Palavras-chave: melhoramento, Phaseolus vulgaris, resistência, Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli (Xanthomonas campestris pv. phaseoli).

Resumo

Das doenças de origem bacteriana que afetam a cultura do feijoeiro, o crestamento bacteriano comum, provocado por Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli, é a mais importante, podendo reduzir, consideravelmente, a produção desta cultura. Dentre as várias medidas que compõem o controle integrado da doença, a resistência genética é uma característica importante a ser considerada durante o processo de desenvolvimento de um novo cultivar. O objetivo do presente trabalho foi a obtenção de linhagens de feijoeiro comum resistentes ao crestamento bacteriano comum, utilizando-se o método de melhoramento por descendência de semente única. Foram obtidas 30 linhagens com resistência ao crestamento bacteriano comum e uma considerável diminuição do tempo para o avanço das gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-12-30
Como Citar
COSTA, J. G. C.; RAVA, C. A.; ANDRADE, E. M. MÉTODO DE MELHORAMENTO POR DESCENDÊNCIA DE SEMENTE ÚNICA, PARA OBTENÇÃO DE LINHAGENS DE FEIJOEIRO RESISTENTES AO CRESTAMENTO BACTERIANO COMUM. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 341-344, 30 dez. 1999.