RENDIMENTO DE GRÃOS DE AVEIA BRANCA EM SISTEMAS DE MANEJO DE SOLO
Resumo
Sistemas de manejo de solo, compatíveis com as características edafoc I imáticas na região sul do Brasil. são imprescindíveis para recuperar os solos e manter a lavoura economicamente integrada no sistema de produção agrícola. Durante oito anos, foram avaliados os efeitos de sistemas de manejo de solo sobre o rendimento de grãos de aveia branca (Avena saliva L.), na seqüência de cultivo trigo/soja, ervilhaca/milho e aveia branca/soja. Foram compa- rados quatro sistemas de manejo de solo: I) plantio direto; 2) cultivo mínimo; 3) preparo convencional com arado e grade de discos e ; 4) preparo convencional com arado de aivecas mais grade de discos. O delineamento experimeMal foi em blocos ao acaso, com três repetições. A parcela principal (4 x 90 m) foi constituída pelos sistemas de manejo do solo e a subparcelas (4 x 10 m), pelos sistemas de cultivo. Na média do período (1990 a 1997), o rendimento de grãos de aveia branca no sistema plantio direto (2.959 kg/ha) e no cultivo mínimo (2.938 kg/ha) foi superior ao rendimento no preparo convencional de solo com arado de discos (2.709 kg/ha) e com arado de aivecas (2.682 kg/ha). Os teores de matéria orgânica, P extraível e K trocável, na camada 0-5 em, foram mais elevados nos sistemas conservacionistas (cultivo mínimo e plantio direto) em relação aqueles observados nos preparos convencionais do solo (arado de discos e de aivecas). Entre os sistemas de manejo de solo avaliados, recomenda-se o sistema plantio direto e o cultivo mínimo para a semeadura de aveia branca.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.