SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DE LEVEDURA DE CANA POR FARELO DE SOJA NA ALIMENTAÇÃO DE LARVAS DE PIAVUÇU Leporinus macrocephalus
Resumo
Neste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito da substituição de levedura de cana por farelo de soja e a influência do uso de alimento vivo na criação de larvas de piavuçu. Foram testadas diferentes formulações preparadas com fígado de frango e levedura de cana, sendo esta substituída parcialmente por farelo de soja na proporção de O (TI), 25 (T2) e 50 % (T3), e testando-se, no tratamento T4, a mesma ração do T1 com a adição de alimento vivo (náuplius de Artemia franciscana), utilizando-se um delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 4 repetições, sendo feitas duas comparações: TI x T4 e TI x T2 x T3. De acordo com os dados obtidos, concluiu-se que a alimentação artificial sem o uso de alimento natural promoveu uma maior sobrevivência, e que a substituição da levedura de cana por farelo de soja até o nível de 50 % não prejudicou o crescimento das larvas.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.