PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE VALORES DE RADIAÇÃO SOLAR PREJUDICIAIS AO CULTIVO DO PEPINEIRO NA REGIÃO DO BAIXO VALE DO TAQUARI, RS

  • GALILEO ADELI BURIOL
  • ARNO BERNARDO HELDWEIN
  • VALDUINO ESTEFANEL
  • RONALDO MATZENAUER
  • ILOIR NGELO MARCON
Palavras-chave: Cucumis sativus, disponibilidade de radiação, produtividade.

Resumo

Determinou-se a probabilidade de ocorrência de valores de radiação solar prejudiciais ao cultivo do pepineiro na região do Baixo Vale do Rio Taquari, Rio Grande do Sul. Foram utilizados os dados diários de radiação solar global registrados na estação meteorológica de Taquari (Latitude: 29°48' S, Longitude: 51°49' e Altitude: 75 m) no período de 1963-1999. Os limites de radiação solar global utilizados foram os valores iguais ou inferiores a 8,4, a 7,5 e a 6,3 MJ/m 2.dia, considerando-se o primeiro como limite tráfico para o crescimento e desenvolvimento do pepineiro e os demais como valores de intenso prejuízo. Os resultados mostraram que, principalmente do 2° decêndio de maio ao 3° decêndio de julho, a probabilidade de ocorrência de valores de radiação solar global prejudiciais ao crescimento e desenvolvimento do pepineiro é elevada. Neste períoklo, existe a probabilidade de ocorrência de até nove dias por decêndio com valores iguais ou inferiores a 8,4 e a 7,5 MJ/m 2.dia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2001-08-31
Como Citar
BURIOL, G. A.; HELDWEIN, A. B.; ESTEFANEL, V.; MATZENAUER, R.; MARCON, I. N. PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE VALORES DE RADIAÇÃO SOLAR PREJUDICIAIS AO CULTIVO DO PEPINEIRO NA REGIÃO DO BAIXO VALE DO TAQUARI, RS. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 7, n. 1, p. 97-104, 31 ago. 2001.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>