EFEITO DE MÉTODOS DE PREPARO DE SOLO NO INVERNO E DE ROTAÇÃO DE CULTURAS NO RENDIMENTO DE GRÃOS DE SOJA

  • HENRIQUE PEREIRA SANTOS
  • JULIO CESAR BARRENECHE LHAMBY
  • MARCOS ROBERTO LIMA
Palavras-chave: sucessão de culturas, rotação de culturas, preparo convencional de solo, cultivo mínimo, plantio direto.

Resumo

Foram avaliados, num período de dez anos, os efeitos de quatro métodos de preparo de solo — 1) plantio direto contínuo; 2) cultivo mínimo, no inverno, e semeadura direta, no verão; 3) preparo convencional de solo com arado de discos, no inverno, e semeadura direta, no verão e 4) preparo convencional de solo com arado de aivecas, no inverno, e semeadura direta, no verão — e de três sistemas de rotação de culturas: sistema I (trigo/soja), sistema II (trigo/soja e ervilhaca/milho ou sorgo) e sistema III (trigo/soja, aveia preta ou aveia branca/soja e ervilhaca/milho ou sorgo) sobre o rendimento de grãos de soja cultivada em semeadura direta. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e três repetições. Os rendimentos mais elevados de grãos de soja em semeadura direta foram obtidos nos seguintes tratamentos: preparo convencional de solo com arado de discos e com cultivo mínimo, no inverno, e plantio direto contínuo. O rendimento de grãos de soja cultivada após trigo, no sistema II, foi superior ao de soja cultivada após aveia preta ou aveia branca , após trigo, no sistema III, e após trigo, no sistema I. O menor rendimento de grãos de soja ocorreu quando em monocultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2001-08-31
Como Citar
SANTOS, H. P.; LHAMBY, J. C. B.; LIMA, M. R. EFEITO DE MÉTODOS DE PREPARO DE SOLO NO INVERNO E DE ROTAÇÃO DE CULTURAS NO RENDIMENTO DE GRÃOS DE SOJA. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 7, n. 1, p. 69-76, 31 ago. 2001.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>