Resultados econômicos da recria de terneiros de corte em pastagem de aveia preta e azevém
Resumo
O objetivo deste trabalho foi demonstrar o resultado econômico da recria de terneiros de corte inteiros empastagem de azevém e aveia sob níveis de 352, 422, e 507 kg há -' de biomassa de folhas verdes (BLF), corresponden-tes à baixa, média e alta biomassa, respectivamente. O experimento foi desenvolvido no período de maio a outubrode 2003. Foram utilizados 44 terneiros inteiros da raça Charolês e suas cruzas com Nelore, com idade e peso médioinicial de nove meses e 153 kg de peso vivo (PV), respectivamente. Os cálculos da economicidade utilizaram valoresatualizados do mês de março de 2004 através de uma pesquisa de mercado feita no comércio de Santa Maria. Osresultados indicam, como em outros trabalhos, a valorização dos insumos uréia e adubo formulado nos últimosanos, acarretando maiores gastos na implantação de pastagens cultivadas, em especial as de ciclo hiberno-primave-ril. O custo operacional total foi correspondente a 384,92 kg/ha . ' PV. O prolongamento do período de utilização dapastagem de 85 para 106 dias permite maiores ganhos em kg ha' PV e, conseqüentemente, lucratividade maiselevada. O tratamento que confere maior retomo do capital investido é o de média BLF. A recria de terneiros empastagem de inverno é um investimento viável economicamente.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.