Efeito de sistemas de rotação de culturas sobre características de qualidade tecnológica de trigo
Resumo
O estabelecimento de um sistema de produção para trigo que permita reduzir fi topatógenos que atacam plantas em lavouras, assim como a conservação do solo e o aumento do rendimento de grãos, tem sido objeto de pesquisa intensa nos últimos quinze anos. Nesse contexto, a avaliação de características de qualidade tecnológica torna-se relevante, já que, o fi m último da produção de trigo é a comercialização, e esta é dependente da qualidade tecnológica. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de sistemas de rotação de culturas na qualidade tecnológica de trigo. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com três repetições. Os tratamentos consistiram em seis sistemas de rotação de culturas. Observou-se que a monocultura reduziu o peso do hectolitro e o peso de mil grãos e aumentou a força de glúten; a extração experimental de farinha e o número de queda não foram afetados pelo diferentes sistemas de rotação de culturas estudados.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.