MICROSPOROGÊNESE DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Macroptilium (BENTH.) URBAN (LEGUMINOSAE — PAPILIONOIDEAE) NATIVAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

  • ANDRÉIA GUEDES GARCIA
  • ALICE BATTISTIN

Resumen

Quatorze populações de três espécies de Macroptilitint (Benth.) Urban, nativas do Rio Grande do Sul, Brasil, foram estudadas pela primeira vez, quanto ao comportamento meiótico da microsporogênese. A associação e distribuição dos cromossomos foi normal tanto na meiose 1 como na 11. As porcentagens de células meióticas normais mantiveram-se acima de 91,5%, com exceção da população Cacequi de M. etytroloma (Benth.) Urban. Os índices meióticos (1M) situaram- se acima de 90%, com exceção das populações de Alegrete de M. heterophyllum (Willd.) Maréchal et Baudet e da população de Santa Maria de M. hetythroloma. As diferenças significativas encontradas, para as fases do processo da microsporogênese, entre as populações, dentro de cada espécie e entre as espécies, indicam presença de variabilidade genética característica, que cada população e/ou espécie utiliza para se adaptar ao meio ambiente e a garantir continuidade de gerações. Os dados obtidos indicam serem plantas com meiose normal e potencialmente férteis, sem problemas para inclusão em programas de seleção, cruzamentos e produção de sementes viáveis.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2002-12-30
Cómo citar
GARCIA, A. G.; BATTISTIN, A. MICROSPOROGÊNESE DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Macroptilium (BENTH.) URBAN (LEGUMINOSAE — PAPILIONOIDEAE) NATIVAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 8, n. 1/2, p. 121-129, 30 dic. 2002.