MICROSPOROGÊNESE DE TRÊS ESPÉCIES DO GÊNERO Macroptilium (BENTH.) URBAN (LEGUMINOSAE — PAPILIONOIDEAE) NATIVAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Resumen
Quatorze populações de três espécies de Macroptilitint (Benth.) Urban, nativas do Rio Grande do Sul, Brasil, foram estudadas pela primeira vez, quanto ao comportamento meiótico da microsporogênese. A associação e distribuição dos cromossomos foi normal tanto na meiose 1 como na 11. As porcentagens de células meióticas normais mantiveram-se acima de 91,5%, com exceção da população Cacequi de M. etytroloma (Benth.) Urban. Os índices meióticos (1M) situaram- se acima de 90%, com exceção das populações de Alegrete de M. heterophyllum (Willd.) Maréchal et Baudet e da população de Santa Maria de M. hetythroloma. As diferenças significativas encontradas, para as fases do processo da microsporogênese, entre as populações, dentro de cada espécie e entre as espécies, indicam presença de variabilidade genética característica, que cada população e/ou espécie utiliza para se adaptar ao meio ambiente e a garantir continuidade de gerações. Os dados obtidos indicam serem plantas com meiose normal e potencialmente férteis, sem problemas para inclusão em programas de seleção, cruzamentos e produção de sementes viáveis.
Descargas
Los autores declaran que el trabajo no ha sido publicado previamente, ni enviado simultáneamente para su publicación en otra revista y que están de acuerdo con la presentación, el contenido y la transferencia de los derechos de publicación del artículo en cuestión a la revista científica Pesquisa Agropecuária Ga´´ucha - PAG. Los autores asumen toda la responsabilidad por la originalidad del artículo y pueden incurrir en ellos por cualquier cargo que surja de reclamos de terceros en relación con la autoría del artículo. La reproducción completa de los artículos de la revista en otros medios electrónicos de uso gratuito está permitida bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.