ANÁLISE DA INTERAÇÃO GENÓTIPO X AMBIENTE NA AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE FEIJÃO EM SANTA CATARINA
Resumo
Para verificar a possível interação genótipo x ambiente, foram realizadas análises conjuntas das produções do Ensaio Estadual de avaliação de linhagens e cultivares de feijão conduzidos pela EPAGRI (Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) em sete ambientes, em cinco anos, em Santa Catarina. Estas análises envolveram os principais cultivares recomendados e que participaram de todos os ensaios no período de 1991 a 1995.0 delineamento experimental foi o de blocos casualizados com quatro repetições, com parcelas de quatro linhas de cinco metros de comprimento. Constatou-se a significância do fator interação genótipo x ambiente, o que evidencia o comportamento não coincidente dos cultivares nos diferentes ambientes. A estimativa da variância obtida para a interação cultivar x ambiente (a 20„) foi superior à da interação cultivar x anos (a 2cxyw). Isto mostra que a estratégia a ser adotada nos trabalhos de avaliação deve dar prioridade a um maior número de locais. Os cultivares com maior produtividade média no período analisado foram `Macanudo', `Barriga Verde' e 'Carioca'.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.