Atributos químicos e físicos de solo em sistemas de produção de grãos com pastagens anuais de inverno, sob plantio direto

  • Henrique Pereira Santos
  • Renato Serena Fontaneli
  • Gilberto Omar Tomm
  • José Eloir Denardin
Palavras-chave: rotação de culturas, integração lavoura-pecuária, pastagem anual.

Resumo

Atributos químicos e fisicos de solo foram avaliados em sistemas de produção dc lavoura + pecuária num Latossolo Vermelho Distná fico típico, em Passo Fundo, RS, seis anos após instalação (1990/91 a 1995/96). Os quatro sistemas de produção, sob plantio direto, foram: sistema 1 (trigo/soja, pastagem de aveia preta/soja c pastagem dc aveia preta/soja); sistema 11 (uigo/soja c pastagem de aveia preta + ervilhaca/milho); sistema III (trigo/soja, pastagem dc aveia preta + crvilhaca/soja c pastagem de aveia preta + ervilhaca/milho); e sistema IV (trigo/soja, aveia branca/soja e aveia branca/soja). Os sistemas de produção não influíram nos valores de p11, de AI trocável e de Ca+ Mg trocáveis do solo nem nos atributos fisicos estudados. Todavia, o sistema IV foi superior aos sistemas I e 11 pano nível de matéria orgânica, na camada 10-20 em. O sistema IV apresentou maior teor de P extraível do que os sistemas II c 111, na camada 0-5 cm, enquanto o K trocável foi mais elevado no sistema IV, em comparação aos sistemas I, II elll, em todas as camadas estudadas. Pan os sistemas de produção, observaram-se valores superiores aos originais nos níveis de matéria orgânica do solo, de Pede K , principalmente, na profundidade 0-5 cm, cm maio dc 1996. Os níveis de matéria orgânica do solo e os teores de Ca + Mg, de P c dc K. na profundidade 0-5 cm, foram de 1,1 a 1,2 vez, dc 1,3 a 1,4 vez, de 4,2 a 4,6 vezes e de 2,6 a 3,3 vezes maiores que a concentração verificada na profundidade 10.20 cm, respectivamente. A densidade do solo foi maior na camada superficial em todos os sistemas estudados em função da compactação do solo. A percentagem de agregados estáveis em água maiores que 4,76 mm e o diâmetro médio geométrico de agregados dc solo foram maiores na camada superficial indicando melhor agregação pela matéria orgânica do solo. Não há indícios de que o pisotcio pelos bovinos tenha agravado a compactação do solo. As pastagens anuais dc inverno não favoreceu a redução da compactação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-12-20
Como Citar
SANTOS, H. P.; FONTANELI, R. S.; TOMM, G. O.; DENARDIN, J. E. Atributos químicos e físicos de solo em sistemas de produção de grãos com pastagens anuais de inverno, sob plantio direto. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 12, n. 1/2, p. 73-81, 20 dez. 2006.
Seção
Nota Científica

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>