Efeito de pastagens sobre o nível de fertilidade do solo em sistemas de produção de grãos sob plantio direto após dez anos

  • Henrique Pereira Santos
  • Renato Serena Fontaneli
  • Silvio Tulio Spera
  • Gilberto Omar Tomm
Palavras-chave: rotação de culturas, integração lavoura-pecuária, pastagem anual, pastagem perene.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar a fertilidade de um Latossolo Vermelho Distrófico típico, em Passo Fundo, RS, dez anos após o estabelecimento de quatro sistemas de produção de grãos e de pastagens sob plantio direto: sistema I -– trigo/ soja, aveia branca/soja e ervilhaca/milho; sistema II – trigo/soja, aveia branca/soja e pastagem de aveia preta + ervilhaca/milho; sistema III – pastagem perene de estação fria (festuca + trevo branco + trevo vermelho + cornichão); sistema IV – pastagem perene de estação quente (pensacola + aveia preta + azevém + trevo branco + trevo vermelho + cornichão); e sistema V – alfafa para feno, que foi acrescentado como tratamento adicional, com repetições em áreas contíguas ao experimento, em 1994. As áreas sob os sistemas III, IV e V retornaram ao sistema I a partir do verão de 1996. Os sistemas I, II, III, IV e V elevaram o nível de matéria orgânica e os teores de P extraível e de K trocável, principalmente na camada de solo 0-5 cm. Nos sistemas I, II, III, IV e V, os níveis de matéria orgânica e os teores de Al trocável, P extraível e de K trocável diminuíram da camada 0-5 cm para a camada 15- 20 cm, enquanto para os valores de pH e de Ca e Mg trocáveis ocorreu o inverso.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2007-12-20
Como Citar
SANTOS, H. P.; FONTANELI, R. S.; SPERA, S. T.; TOMM, G. O. Efeito de pastagens sobre o nível de fertilidade do solo em sistemas de produção de grãos sob plantio direto após dez anos. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 13, n. 1/2, p. 69-78, 20 dez. 2007.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>