INFLUÊNCIA DOS SULCADORES DE SEMEADURA NO DI METRO MÉDIO GEOMÉTRICO (DMG) DOS AGREGADOS E NA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO SOLO APÓS ESCARIFICAÇÃO

  • OROMAR JOÃO BERTOL
  • JOSÉ FERNANDO SCHLOSSER
Palavras-chave: solo, rugosidade de superfície, torrão de solo, sulcadores, semeadura, preparo do solo

Resumo

Uma alta rugosidade superficial e adequado diâmetro médio geométrico (DMG) dos torrões do solo são propri- edades de superfície desejáveis para o controle da erosão hídrica. Por outro lado, ainda é pouco conhecido o efeito da opera- ção de semeadura sobre estas propriedades. Em um solo Podzólico Vermelho Amarelo, avaliou-se o efeito dos sulcadores de semeadura duplo disco defasado, duplo disco e cinzel sobre a rugosidade superficial e a distribuição média geométrica dos torrões a seco, induzidas por uma escarificação na presença de três doses de resíduos vegetais de ervilhaca e aveia. O DMG dos torrões induzidos pelo escarificador não foi alterado pelos sulcadores de semeadura. A rugosidade superficial remanes- cente da escarificação foi alterada apenas pelo sulcador de cinzel.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1995-11-27
Como Citar
BERTOL, O. J.; SCHLOSSER, J. F. INFLUÊNCIA DOS SULCADORES DE SEMEADURA NO DI METRO MÉDIO GEOMÉTRICO (DMG) DOS AGREGADOS E NA RUGOSIDADE SUPERFICIAL DO SOLO APÓS ESCARIFICAÇÃO. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 2, n. 1, p. 87-91, 27 nov. 1995.