EFEITO DE MÉTODOS DE PREPARO DO SOLO E SISTEMAS DE CULTURA NA ABSORÇÃO DE NITROGÊNIO E RENDIMENTO DO MILHO
Resumo
Com o objetivo de avaliar a influência de métodos de preparo do solo e sistemas de cultura sobre a absorção de N e rendimento do milho, instalou-se um experimento em 1985 em ârea da Estação Experimental Agronómica da UFRGS, Eldorado do Sul, RS. O experimento consta de três métodos de preparo do solo (convencional, reduzido e sem preparo), três sistemas de cultura ((aveia(Avena strigosa)/milho, aveia+trevo (Trifolium subterraneum)/milho e aveia+trevo/ milho+caupi (Vigna unguiculata)) e duas doses de N(zero e 120 kg/ha), e foi avaliado nos cinco anos após a sua instalação quanto a absorção de N e rendimento do milho. O rendimento de matéria seca das culturas de cobertura variou entre 2,6 e 6,7 t/ha, e a absorção de N, de 28 a 136 kg/ha. Em 1988, ano de melhor estabelecimento do trevo, esta pastagem continha 80 kg/ha de N e a aveia 56 kg/ha, na consorciação aveia+trevo. O milho cultivado após, sem aplicação de N, produziu 80% do rendimento obtido após a aveia e aplicação de 120 kg/ha de N. Os métodos de preparo do solo não afetaram significativamente o rendi- mento e a absorção de N pelo milho.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.