AVALIAÇÃO DE SUBPRODUTOS DO ARROZ NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS. III. O FARELO INTEGRAL DE ARROZ NAS FASES DE RECRIA E TERMINAÇÃO
Resumo
A viabilidade da substituição parcial do milho, pelo farelo integral de arroz, foi testada na Estação de Avaliação de Suínos de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Este é o terceiro trabalho de pesquisa estudando os subprodutos do arroz. O farelo integral de arroz é constituído pelo brunido mais o farelo e contém 13,1% de proteína bruta, 19,6% de extrato etéreo e 6,8% de fibra bruta. Na pesquisa, foram utilizados 40 suínos machos castrados, da raça Large White, nas fases de recria e terminação, distribuídos em quatro tratamentos, com a substituição progressiva de 0, 20, 40 e 60% do milho das rações, pelo farelo integral de arroz. Os resultados obtidos quanto ao tempo para alcançar o peso de abate, ganho de peso médio diário, conversão alimentar e características de carcaça, não foram alterados pela adição de farelo integral de arroz nas rações balanceadas (P > 0,05). Desta forma, o farelo integral pode substituir o milho em rações balanceadas até o nível de 60%, ou seja, 43% da ração para suínos em recria e terminação.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.