AVALIAÇÃO DE SUBPRODUTOS DO ARROZ NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS. II. O FARELO DE ARROZ NAS FASES DE RECRIA E TERMINAÇÃO
Resumo
A substituição parcial do milho pelo farelo de arroz, em rações para suínos, nas fases de recria e terminação, foi testada na Estação de Avaliação de Suínos de Santa Rosa. No primeiro experimento, foi utilizado o brunido de arroz e no segundo, o farelo. O farelo de arroz é a porção mais externa do grão, oriundo da terceira e quarta pedras (brunidores) do engenho de beneficiamento do grão. Foram utilizados quatro tratamentos com dez repetições cada um, ocorrendo a substituição progressiva do milho das rações pelo farelo de arroz em 0%, 20%, 40% e 60%. Os quarenta animais eram machos castrados da raça Large White, com peso médio, no início do experimento, de 26,5 kg. Os resultados referentes ao período para os suínos atingirem 100kg de peso, consumo de ração, ganho de peso médio diário e características de carcaça, quanto ao comprimento, área de olho de lombo, espessura de toicinho, relação came/gordura e peso do pernil não apresentaram diferenças significativas (P>0,05) entre os quatro tratamentos. A conversão alimentar melhorou à medida que foi aumentando o farelo de arroz na ração (P<0,05). Foram determinadas as energias digestíveis das rações através do Método Indireto do Indicador (Cr 203).
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.