AVALIAÇÃO DE SUBPRODUTOS DO ARROZ NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS. III. O FARELO INTEGRAL DE ARROZ NAS FASES DE RECRIA E TERMINAÇÃO

  • VOLNEI ANTONIO CONCI
  • RUY MACHADO MAGALHÃES
  • PAULO EDUARDO BENDER
  • NADIR ANA WIEDERICEHR
  • MARILENE F. GOMES OLIVEIRA
  • MARIA SUELI S. COSTA
Palavras-chave: suínos, nutrição animal, subprodutos, farelo integral de arroz.

Resumo

 

 A viabilidade da substituição parcial do milho, pelo farelo integral de arroz, foi testada na Estação de Avaliação de Suínos de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul. Este é o terceiro trabalho de pesquisa estudando os subprodutos do arroz. O farelo integral de arroz é constituído pelo brunido mais o farelo e contém 13,1% de proteína bruta, 19,6% de extrato etéreo e 6,8% de fibra bruta. Na pesquisa, foram utilizados 40 suínos machos castrados, da raça Large White, nas fases de recria e terminação, distribuídos em quatro tratamentos, com a substituição progressiva de 0, 20, 40 e 60% do milho das rações, pelo farelo integral de arroz. Os resultados obtidos quanto ao tempo para alcançar o peso de abate, ganho de peso médio diário, conversão alimentar e características de carcaça, não foram alterados pela adição de farelo integral de arroz nas rações balanceadas (P > 0,05). Desta forma, o farelo integral pode substituir o milho em rações balanceadas até o nível de 60%, ou seja, 43% da ração para suínos em recria e terminação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1995-06-30
Como Citar
CONCI, V. A.; MAGALHÃES, R. M.; BENDER, P. E.; WIEDERICEHR, N. A.; OLIVEIRA, M. F. G.; COSTA, M. S. S. AVALIAÇÃO DE SUBPRODUTOS DO ARROZ NA ALIMENTAÇÃO DE SUÍNOS. III. O FARELO INTEGRAL DE ARROZ NAS FASES DE RECRIA E TERMINAÇÃO . Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 1, n. 1, p. 69-77, 30 jun. 1995.

Most read articles by the same author(s)