EFEITO DE SEIS ESPAÇAMENTOS DE PLANTIO NA PRODUÇÃO DO MARACUJÁ-AMARELO (Passiflora edulis tflavicarpa Deg.) EM PORTO LUCENA/RS
Resumo
Este trabalho foi realizado no Centro de Pesquisa e Extensão em Fruticultura Tropical (CEPEX), localizado no município de Porto Lucena, RS (27°51'24" S, 55° 01'09" W), com o objetivo de verificar o efeito de seis espaçamentos de plantio sobre a produção e número de frutos por planta e por hectare, e sobre o peso médio dos frutos do maracujazeiro-amarelo. Os espaçamentos utilizados foram: 1,25; 2,00; 2,75; 3,50; 4,25 e 5,00 m entre plantas na linha, permanecendo constantes as distâncias entre as linhas de plantio, que foram de 2,50 m. A colheita foi realizada de janeiro a julho de 1987. A análise estatística evidenciou um aumento linear da produção e do número de frutos por planta com o aumento do espaçamento, enquanto que, por hectare, não houve resposta significativa para estes dois parâmetros. O peso médio dos frutos apresentou uma resposta cúbica, oscilando para baixo e para cima à medida que os espaçamentos foram aumentando. Desta forma, sugeriu-se que os maiores espaçamentos entre plantas são mais favoráveis por aumentarem a produção por planta, sem prejudicar a produção por área e representarem um custo econômico relativamente menor.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.