EFEITO DO NITROGÊNIO NA INTENSIDADE DA FERRUGEM COMUM E DAS PODRIDÕES DO COLMO DE HÍBRIDOS DE MILHO
THE EFFECT OF NITROGEN ON COMMON RUST AND STALK ROTS OF MAIZE HYBRIDS
Resumo
Este estudo foi conduzido no distrito de Santa Terezinha do Salto (Lages, SC), no ano agrícola de 1998/1999, com o objetivo de avaliar os efeitos de doses crescentes de nitrogênio, em cobertura na incidência e na severidade da ferrugem comum (Puccinia sorghi) e das podridões (Gibberella zea e Pythium sp.) do colmo de híbridos de milho (Zea mays), cultivados nas últimas quatro décadas. Foram testadas quatro doses de nitrogênio (0, 50, 100 e 200 kg de N/ha), na forma de uréia em combinação com os híbridos AG 12 (ciclo tardio), AG 28 (ciclo tardio), AG 303 (ciclo precoce) e AG 9012 (ciclo super-precoce), representativos das décadas de 60, 70, 80 e 90, respectivamente. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso (quatro repetições) com parcelas subdivididas (parcela = híbridos; sub-parcelas = níveis de nitrogênio). Os resultados mostraram que doses mais elevadas de nitrogênio induziram a níveis mais severos da ferrugem. Os híbridos mais novos de ciclo menor (AG 303 e AG 9012) foram mais afetados pela ferrugem. A incidência de podridões do colmo foi maior nos híbridos AG 28 e AG 303. O híbrido AG 9012 foi o mais produtivo, embora tenha sido um dos mais afetados, tanto pela ferrugem quanto pelas podridões.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.