VARIABILIDADE ESPACIAL DE FATORES DE ACIDEZ NO SOLO, EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO
Resumo
A variabilidade espacial de fatores de acidez (pH em água, Ca, Mg, Ca+Mg, AI, H+Al, soma de bases, CTC e V)foi avaliada em diferentes tipos de solo e sistemas de manejo. Em Eldorado do Sul — RS, o trabalho foi realizado em agosto de1990, em solo podzólico vermelho-escuro (Kandiudult); amostrou-se em parcelas de experimento de experimento de manejo dosolo, os sistemas de preparo convencional, plantio direto e escarificação, e em área com pastagem, na malha de amostragem de1 xlme nas profundidades de 0-0,05 e 0,05-0,20 m. Em Passo Fundo — RS, em novembro de 1991, amostraram-se, empropriedades agrícolas, dois tipos de solo: latossolo roxo (Hapludox), nos sistemas de preparo convencional e plantio direto,e latossolo vermelho-escuro (Hapludox), em pastagem, na malha de amostragem de 10 x 10 m e nas profundidades de 0-0,10,0,10-0,20 e 0,20-0,30 m. Em Passo Fundo, nos sistemas com cultivo, foi avaliada a variabilidade da produção de trigo,colhendo-se áreas de 1 m 2, na mesma malha de amostragem. As propriedades do solo seguiram a distribuição normal, na maioriados sistemas de manejo e profundidades. As menores variabilidades, avaliadas pelo coeficiente de variação, foram observadaspara pH e CTC (CVs<10%), e as maiores, para Al (CVs>40%), com as demais propriedades ocupando posição intermediária(10%<CVs<40%). Entre as áreas cultivadas, o plantio direto apresentou os maiores coeficientes de variação, seguido daescarificação e do preparo convencional. Em Eldorado do Sul foi observada correlação espacial para pH em água, H+Al e V,enquanto que em Passo Fundo foi observada para todas as propriedades do solo avaliadas (com exceção de H+Al e CTC, empastagem) e para a produção de trigo. No plantio direto, houve correlação espacial cruzada positiva da produção de trigo comCa, com Mg, com Ca+Mg, com soma de bases e com CTC.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.