FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DO ÁCARO DA LEPROSE DOS Cl TROS Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1939) Sayed, 1946 (ACARI, TENUIPALPIDAE), EM POMAR COMERCIAL, TAQUARI-RS

  • LUIZ ALBERTO HOSS MORAES
  • FERNANDO ZANOTTA CRUZ
Palavras-chave: Citrus sinensis (L.) Osbeck, fruta cítrica, população.

Resumo

A flutuação populacional do ácaro da leprose dos citros, Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1939) Sayed, 1946 (Acari,Tenuipalpidae). foi estudada em pomar comercial da variedade 'Valência', com oito anos de idade, localizado no município de Taquari, Rio Grande do Sul, no período de dezembro de 1996 a outubro de 1997. Foram utilizadas 16 plantas em delineamento de blocos completos casualizados. As plantas foram divididas em quadrantes e as amostragens, realizadas quinzenalmente, constaram da leitura de três frutos/quadrante, fazendo cinco visadas com lente conta-fio de dez aumentos, sendo uma na região estilar e quatro em áreas do fruto com lesões de verrugose. Os resultados obtidos evidenciaram que o ácaro da leprose ocorre durante todo o ano. Os fatores meteorológicos umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica influem na população deste ácaro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
1999-12-30
Como Citar
MORAES, L. A. H.; CRUZ, F. Z. FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DO ÁCARO DA LEPROSE DOS Cl TROS Brevipalpus phoenicis (Geijskes, 1939) Sayed, 1946 (ACARI, TENUIPALPIDAE), EM POMAR COMERCIAL, TAQUARI-RS. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 5, n. 2, p. 201-207, 30 dez. 1999.