APLICAÇÃO SUPERFICIAL DE CALCÁRIO E ADUBAÇÃO NUMA PASTAGEM NATIVA
Resumo
O Estado do Rio Grande do Sul possui cerca de 10 milhões de hectares com pastagem nativa e solos com elevada acidez e deficiência de fósforo que necessitam ser corrigidos e adubados para elevar a produtividade desta pastagem. No Centro de Pesquisa em Forrageiras da FEPAGRO, em São Gabriel, RS, foi desenvolvido este trabalho com o objetivo de avaliar o efeito residual da calagem e adubação superficiais na disponibilidade de forragem da pastagem nativa e em algumas características químicas do solo Argissolo vermelho eutrófico. O delineamento experimental utilizado foi o de parcelas subdivididas arranjadas em blocos casualizados, com três repetições. Os tratamentos foram: doses de calcário (zero, 4,3 e 8,6 t.ha'), com adubação anual (45 kg.ha' de N, 110 kg.ha-1de P2O5e 60 kg.ha-' de K2O) e sem adubação e duas profundidades (0-3cm e 3-6cm). O calcário foi aplicado em cobertura, em fevereiro de 1994 e as adubações, anualmente, de fevereiro de 1994 a fevereiro de 1996. As amostras de solo e de forragem foram coletadas em outubro de 1997. A adubação superficial apresentou efeito duradouro, pois, após 20 meses da última aplicação do adubo, havia maior disponibilidade de matéria seca da pastagem neste tratamento e maior teor de P no solo. A calagem reduziu o Al" e aumentou o 0-1 e a disponibilidade de Ca' e Mg" , na profundidade de zero a 3 cm.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.