Homogeneidade da radiação solar global medida nas estações agrometeorológicas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

  • Galileo Adeli Buriol
  • Valduino Estefanel
  • Ronaldo Matzenauer
  • Alberto Cargnelutti Filho
  • Ivonete Fátima Tazzo
  • Márcio Gazolla
Palavras-chave: insolação, séries históricas, consistência dos dados.

Resumo

Estudou-se a homogeneidade dos dados de radiação solar global registrados em vinte e seis estações agrometeorológicasda rede de estações pertencentes à Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul - FEPAGRO/SCT. Em cada estação foram utilizadas as médias mensais, formando 312 séries de dados (26 estações x 12 meses). Em cada série,a homogeneidade foi verificada por meio do teste de Iterações para uma amostra. Relacionou-se ainda a média anual da radiaçãosolar global com a insolação objetivando constatar incorreções nos registros de radiação solar global desde o momento dcinstalação dos actinógrafos. Constatou-se que, das vinte e seis estações estudadas, em dezesseis existe falta de homogeneidadedos dados em pelo menos um mês, mas em 79,5% dos meses houve homogeneidade. Em algumas estações deve-se desconsiderarparte da série dos dados, com heterogeneidade, como por exemplo: Júlio de Castilhos, Bagé, bui, Rio Grande e Quarai.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-12-20
Como Citar
BURIOL, G. A.; ESTEFANEL, V.; MATZENAUER, R.; FILHO, A. C.; TAZZO, I. F.; GAZOLLA, M. Homogeneidade da radiação solar global medida nas estações agrometeorológicas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v. 12, n. 1/2, p. 65-72, 20 dez. 2006.