Teste de imersão em água para avaliação do potencial fisiológico de sementes de arroz
Resumo
O presente trabalho teve por objeivo determinar as condiç es para a conduç o do teste de imers o em água como teste de vigor em sementes de arroz. Uilizaramrse cinco lotes de sementes de arroz cv. IRGA 417, caracterizados quanto à qualidade fisiológica inicial e submeidos aos tratamentos de imers o em água por períodos de 24, 48, 72, 96 e 120 horas a 25 C. Após os tratamentos, foram realizadas as avaliaç es de germinaç o, comprimento da raiz, parte aérea e total e massa seca das plântulas. O teste de imers o em água na condiç o de 24 horas a 25 C, seguido da avaliaç o da formaç o de plântulas normais, é viável para avaliar o potencial fisiológico de sementes de arroz.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.