Controle de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae), Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae) e Cryptolestes ferrugineus (Coleoptera: Cucujidae) usando duas concentrações de gás fosfina com diferentes períodos de exposição, em grãos de milho
Resumo
Estima-se que 10 % das perdas na pós-colheita de grãos estão relacionadas à infestação de insetos no armazenamento. Diversos métodos de controle são estudados, entre eles o uso de gás fosfina. Este trabalho objetivou o estudo da mortalidade de Sitophilus zeamais (50 insetos), Tribolium castaneum (20 insetos) e Cryptolestes ferrugineus (20 insetos) com uso de gás fosfina nas concentrações de 1 e 2 g m–3. Foram utilizadas câmaras cilíndricas para o armazenamento dos grãos de milho e frascos de vidro para armazenar os insetos. A duração do período de expurgo foi de cinco, sete e nove dias para cada tratamento. Além da mortalidade analisou-se também a concentração do gás fosfina no interior das câmaras e a emergência de insetos nos grãos expurgados. O tratamento testemunha ficou livre de fumigação. Em todos os períodos de expurgo foi obtido 100 % de mortalidade para as três espécies estudadas, em ambas as concentrações de fosfina. A concentração de gás fosfina diminuiu ao longo do tempo e não houve emergência de prole no período de 30 dias. Conclui-se que a fosfina nas concentrações de 1 e 2 g m–3 é eficaz no controle de S. zeamais, T. castaneum e C. ferrugineus sem produção de descendentes.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.