Controle de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae), Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae) e Cryptolestes ferrugineus (Coleoptera: Cucujidae) usando duas concentrações de gás fosfina com diferentes períodos de exposição, em grãos de milho

Autores

  • Luidi Eric Guimarães Antunes
  • Edar Ferrari Filho
  • Patrícia Daniela da Silva Pires
  • Priscila Correa Viebrantz
  • Roberto Gottardi
  • Rafael Gomes Dionello

Palavras-chave:

gorgulho-do-milho, besouros-de-grãos, fumigação

Resumo

Estima-se que 10 % das perdas na pós-colheita de grãos estão relacionadas à infestação de insetos no armazenamento. Diversos métodos de controle são estudados, entre eles o uso de gás fosfina. Este trabalho objetivou o estudo da mortalidade de Sitophilus zeamais (50 insetos), Tribolium castaneum (20 insetos) e Cryptolestes ferrugineus (20 insetos) com uso de gás fosfina nas concentrações de 1 e 2 g m–3. Foram utilizadas câmaras cilíndricas para o armazenamento dos grãos de milho e frascos de vidro para armazenar os insetos. A duração do período de expurgo foi de cinco, sete e nove dias para cada tratamento. Além da mortalidade analisou-se também a concentração do gás fosfina no interior das câmaras e a emergência de insetos nos grãos expurgados. O tratamento testemunha ficou livre de fumigação. Em todos os períodos de expurgo foi obtido 100 % de mortalidade para as três espécies estudadas, em ambas as concentrações de fosfina. A concentração de gás fosfina diminuiu ao longo do tempo e não houve emergência de prole no período de 30 dias. Conclui-se que a fosfina nas concentrações de 1 e 2 g m–3 é eficaz no controle de S. zeamais, T. castaneum e C. ferrugineus sem produção de descendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

ANTUNES, Luidi Eric Guimarães; FILHO, Edar Ferrari; PIRES, Patrícia Daniela da Silva; VIEBRANTZ, Priscila Correa; GOTTARDI, Roberto; DIONELLO, Rafael Gomes. Controle de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae), Tribolium castaneum (Coleoptera: Tenebrionidae) e Cryptolestes ferrugineus (Coleoptera: Cucujidae) usando duas concentrações de gás fosfina com diferentes períodos de exposição, em grãos de milho. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 167–172, 2011. Disponível em: https://revistapag.agricultura.rs.gov.br/ojs/index.php/revistapag/article/view/177. Acesso em: 15 maio. 2025.