Transferência de tecnologia para integração lavoura-pecuária em milho, sorgo e milheto pela Embrapa e Emater, no Rio Grande do Sul
Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em relatar os resultados de validações de tecnologias da Embrapa e a percepção dos agricultores usuários, dentro de sistemas de produção em propriedades familiares, no estado do Rio Grande do Sul, na safra 2009/10. Foram selecionadas propriedades e instaladas 21 unidades demonstrativas em vários ambientes do Rio Grande do Sul, com áreas entre 500 e 5.000 m2 por cultivar de milho (Zea mays L.) cv. BRS 1002, sorgos [Sorghum bicolor (L.) Moench] cvs. BRS 610 e BRS 800 e milheto [Pennisetum americanum (L.) Leeke] cv. BRS 1501, em faixas, de forma a permitir comparação pelos agricultores. Na instalação, durante o desenvolvimento das unidades e na colheita, foi realizado acompanhamento por técnicos da Emater, da Embrapa Trigo e da Embrapa Transferência de Tecnologia. A transferência deu-se sob a forma de visitas técnicas, dias de campo e divulgação por rádio para os agricultores, além da avaliação do desempenho das unidades. Avaliações foram realizadas pelos agricultores e observou-se que notas mais altas foram obtidas pelo sorgo em relação a milheto e milho. No entanto, todos foram predominantemente favoráveis ao emprego das cultivares, referindo como ponto positivo principal a boa produção de massa verde.
Downloads
Os autores declaram que o trabalho não foi publicado anteriormente, nem enviado simultaneamente para publicação em outro periódico e que concordam com a submissão, conteúdo e transferência dos direitos de publicação do artigo em questão para o periódico científico Pesquisa Agropecuária Gaúcha - PAG. Os autores assumem total responsabilidade pela originalidade do artigo, podendo incidir sobre os mesmos, eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do artigo.
A reprodução total dos artigos da Revista em outros meios de comunicação eletrônicos de uso livre é permitida de acordo com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.