BIOMASSA E ÁREA FOLIAR EM MUDAS DE Eucalyptus citriodora E Eucalypus grandis, EM RESPOSTA A DIFERENTES TEORES DE ÁGUA NO SOLO E CONVIVÊNCIA COM Brachiaria brizantha
Resumen
Avaliou-se os efeitos da interferência de Brachiaria brizantha sobre a produção de biomassa e área foliar de mudasde Eucalyptus citriodora e E. grandis, cultivadas em solos com diferentes teores de água, em condições de casa de vegetação. Odelineamento utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições, em arranjo fatorial (2x3x4): duas espécies de eucalipto(E. citriodora e E. grandis), três teores de água (20, 23 e 26% em massa), quatro populações de B. brizantha (0, 1, 2 e 3 plantas/vaso). O teor de umidade no solo dos vasos foi mantido constante até a colheita do experimento, realizada aos 70 dias após otransplante das mudas. B. brizantha influenciou, negativamente, o desenvolvimento das mudas de E. citriodora e E. grandis,cultivadas nos três teores de água. Todavia, este efeito foi maior quando os cultivos foram realizados em condições ótimas deágua (26%), principalmente em presença de duas a três plantas de B. brizantha. E. citriodora mostrou-se mais sensível âinteração dos teores de água e população de B. brizantha que E. grandis.
Descargas
Los autores declaran que el trabajo no ha sido publicado previamente, ni enviado simultáneamente para su publicación en otra revista y que están de acuerdo con la presentación, el contenido y la transferencia de los derechos de publicación del artículo en cuestión a la revista científica Pesquisa Agropecuária Ga´´ucha - PAG. Los autores asumen toda la responsabilidad por la originalidad del artículo y pueden incurrir en ellos por cualquier cargo que surja de reclamos de terceros en relación con la autoría del artículo. La reproducción completa de los artículos de la revista en otros medios electrónicos de uso gratuito está permitida bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional.